X

Vamos Conversar

Aguarde, enviando contato!

Categoria indígenas é um dos destaques da Meia Maratona do Descobrimento

O evento abre as inscrições gratuita para a categoria

Por Alexandre Koda dia em NOTÍCIAS

Categoria indígenas é um dos  destaques da Meia Maratona do Descobrimento
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Desde a primeira edição da Meia Maratona do Descobrimento, em 2016, foi criada uma categoria específica para corredores indígenas, já que Porto Seguro é uma cidade que abriga diversas reservas em seu entorno. O objetivo dos organizadores é promover a integração entre os índios e os demais corredores.

 Categoria indígenas é um dos  destaque Meia Maratona do Descobrimento

“Porto Seguro tem 20 aldeias e muita gente não tem esse conhecimento. A partir do momento em que temos mais parceiros, são mais pessoas para lutar pela causa:  a demarcação do território, a preservaçã da cultura e os nossos direitos ”, afirma Luzia Pataxó, Superintendente de Assuntos Dos Povos Indígenas de Porto Seguro. “Participávamos apenas dos Jogos Indígenas, não tínhamos tradição em eventos como a Meia Maratona do Descobrimento. A vantagem dessa corrida é despertar o interesse de competição, que não é comum entre os indígenas”, completa.

Categoria indígenas é um dos  destaque Meia Maratona do Descobrimento

 

Karkaju Pataxó, Consultor para Eventos Indígenas de Porto Seguro  afirma que no primeiro ano apenas cinco indígenas correram a prova, mas que esse número vem crescendo ao longo das edições. “De 2017 em diante tivemos mais interessados do que vagas e vieram, inclusive, tribos de fora da Bahia. A Aldeia Velha, de Arraial D’ajuda, tem uma equipe dedicada ao atletismo e eles sempre se destacam”, afirma Karkaju, que é graduado em Ciências Sociais e Humanidades pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Categoria indígenas é um dos  destaque Meia Maratona do Descobrimento

 “A Meia Maratona do Descobrimento é o primeiro evento de corrida do Brasil que cria uma categoria específica para nós. As pessoas têm curiosidade em saber como a gente vive, como são os costumes e o evento é uma ótima oportunidade de estreitarmos as relações”, completa Karkaju. Na primeira edição ele correu como forma de prestigiar os organizadores, não obteve uma boa colocação e esse ano promete fazer diferente. “Vou treinar mais para não chegar em último de novo”, brinca o Pataxó.

 Categoria indígenas é um dos  destaque Meia Maratona do Descobrimento

Para Antônio Vidal, um dos responsáveis pela Vida Sport, empresa organizadora da Meia Maratona do Descobrimento, a categoria indígena é uma oportunidade para os atletas de outras regiões conhecerem de perto a cultura indígena pataxó. “Porto Seguro é rodeado de aldeias, e isso nos motivou a criar uma categoria especifica para os indígenas, o legal é que essa mistura na prova fortalece o laço entre as atletas, valorizando a miscigenação da cultura baiana, e o importante também é que estamos incentivando o atletismo nas comunidades indígenas” relata Vidal.

Categoria indígenas é um dos  destaque Meia Maratona do Descobrimento

 

Para a categoria indígena a inscrição é gratuita e haverá uma premiação específica em dinheiro para os três melhores colocados entre os homens e as mulheres, além de troféus. A Meia Maratona do Descobrimento possui distâncias de 21, 10 e cinco quilômetros de corrida, além de uma caminhada de três quilômetros.

As inscrições para a categoria indígenas serão feitas na Superintendência de assuntos indígenas, na rua Manoel Fernandes de Almeida 171, ou diretamente  com o Coordenador da Categoria..

Superintendente:  

 Luzia Pataxó: 73 999874010

Coordenação da categoria:

Karkaju Pataxó 73 988748567

 

A Meia Maratona do Descobrimento é uma realização da Vida Sport, com patrocínio de Ondas Praia Resort, Cambuí Supermercados, apoio da TV Santa Cruz, Forma Multimarcas, Prefeitura de Porto Seguro e Programa Faz Atleta do Governo da Bahia. A prova possui chancela da FBA (Federação Baiana de Atletismo) e tem medição oficial de percurso feita pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo). Mais informações e inscrições no site oficial: www.meiamaratonadeportoseguro.com.br.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: