X

Vamos Conversar

Aguarde, enviando contato!

Dobradinha queniana marca Meia Maratona do Descobrimento

Geofrey Kipchumba e Sharon Chelimo venceram a prova do último domingo

Por Alexandre Koda dia em NOTÍCIAS

Dobradinha queniana marca Meia Maratona do Descobrimento
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Os quenianos Geofrey Kipchumba e Sharon Chelimo venceram a Meia Maratona do Descobrimento, realizada no último domingo (14/04), em Porto Seguro (BA). Ele precisou de 1h05min46 para percorrer os 21 quilômetros, enquanto ela cruzou a linha de chegada com 1h22min24.

 São Pedro mandou chuva e sol para a região da Praça das Pitangueiras, Orla Norte da cidade e onde se concentraram os corredores que participaram dos 21, 10 e 5 quilômetros do evento. Na meia maratona masculina, a expectativa era a disputa entre Kipchumba e o brasileiro Giovani dos Santos, que defendia o título do ano passado. Os dois correram juntos até pouco antes da virada dos dez quilômetros, momento em que o queniano assumiu a ponta para não ser mais alcançado e bater o recorde do percurso.

 Dobradinha queniana marca Meia Maratona do Descobrimento
Foto aérea da arena. (Crédito: Samuel Lima Filho)

“O evento está de parabéns. O percurso é maravilhoso, a organização excelente. Que possa crescer cada vez mais e no próximo ano com fé em deus estaremos aqui novamente”. Afirma Luiz Antônio dos Santos, treinador do queniano. Entre as mulheres, Chelimo não bateu o recorde da prova pelo mesmo motivo do conterrâneo e a marca segue com Cristiane Alves Silva, que ano passado fez 1h20min20. “Além de ter corrido sozinha quase o tempo todo, ela teve um desgaste maior por conta da umidade”, relata o técnico, que é o fundador da Equipe LUASA.

 Dobradinha queniana marca Meia Maratona do Descobrimento
Queniana, Sharon Chelimo se aproximando da linha de chegada. (Crédito: Bruno Lopes)

“Gostei bastante do percurso e da organização da prova. Não tenho nada o que falar, tudo foi muito bom”, afirma Geofrey. Já Sharon, fez elogios também ao povo baiano. “Gostei do percurso e fiquei muito feliz com a minha vitória. A cidade de Porto Seguro é muito bonita e as pessoas são amigáveis e simpáticas, adorei o lugar”.

 

Giovani do Santos foi o segundo colocado com 1h07min24, seguido por Fabricio Gomes Santos com 1h11min58, Leonardo Alves dos Santos com 1h12min21 e Reinaldo Alves dos Santos com 1h13min45. “A chuva deixou a umidade em quase 100% e a prova foi bem difícil, ainda mais porque eu ainda tinha que correr mais 11 quilômetros como parte do treinamento para a Maratona de Hamburgo, no próximo dia 28”, afirma Giovani. “O percurso e a organização foram mais uma vez excelentes, a cada ano que passa eles melhoram. O povo de Porto Seguro tem um carinho muito grande por mim, me acolheram muito bem outra vez e só tenho a agradecer”, ressalta o mineiro que não teve tempo de saborear uma água de coco baiana. “Eu tive que voltar na segunda-feira logo cedo e a aguinha de coco ficou para uma próxima oportunidade. Mas uma hora vai dar certo de ir com mais tempo para entrar no mar e relaxar um pouco”, finaliza.

 Dobradinha queniana marca Meia Maratona do Descobrimento
Foto Giovani dos Santos ao lado de  Fabrício Pancada. (Crédito: Bruno Lopes)

A prova reuniu 2.500 corredores para as três distâncias, além de 300 crianças para a Corridinha do Descobrimento, realizada no sábado (13/04). “A prova cumpriu com todas as nossas expectativas, tudo o que foi planejado foi executado com sucesso e toda a equipe trabalhou 100% focada para garantir a segurança e conforto de todos”, afirma Antônio Vidal, um dos responsáveis pela Vida Sport, empresa organizadora da Meia Maratona do Descobrimento. “Um dos destaques foi, sem dúvida, a festa de premiação ao som de música baiana e que deu um clima de carnaval no evento com muito Axé Music”, ressalta Vidal.

 

O evento contou representantes de 300 diferentes cidades do Brasil, 22 estados e quatro países. “Nós, baianos, sabemos recepcionar muito bem as pessoas”, comenta o dirigente. O evento tem como um dos objetivos promover o esporte na região e, para isso, lança mão de diversas ferramentas, entre elas premiação específica para a categoria indígena e para moradores de Porto Seguro e localidades próximas. “Esse ano aumentamos a premiação para os cinco primeiros, como forma de incentivo”, relata Vidal.

 Dobradinha queniana marca Meia Maratona do Descobrimento
(Foto: Bruno Lopes)

Após o sucesso da edição 2019, os organizadores já começam a preparar a Meia Maratona do Descobrimento 2020, que promete ter ainda mais atrativos. 

 Dobradinha queniana marca Meia Maratona do Descobrimento
(Foto: Rogerio Naba)

A Meia Maratona do Descobrimento é uma realização da Vida Sport, com patrocínio de Cambuí Supermercados, Unimed Costa do Descobrimento, Ondas Praia Resort, apoio da TV Santa Cruz, Prefeitura de Porto Seguro e Programa Faz Atleta do Governo da Bahia. A prova possui chancela da FBA (Federação Baiana de Atletismo) e tem medição oficial de percurso feita pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo). Mais informações e inscrições no site oficial: www.meiamaratonadeportoseguro.com.br.

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: